CORPUS LEVE OBIS NOVUS / CARLOS MONROY SOLO SHOW AT CCSP by Carlos Monroy

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Corpus Leve Obis Novus.
The treasures of King Momo the Immigrant V . 
(on Brasilombia, Colosil and other Banana Republics)

Colombian artist Carlos Monroy opens "Corpus Leve Obis Novus "on September 29 at Centro Cultural São Paulo.


The show features two installations about King Momo relationship with figures and allegorical characters from across the American continent.


"Corpus Leve Obis Novus. Ermários do rey Momo El migrante V "is the name of the most recent solo exhibition by the Colombian artist Brazil based Carlos Monroy, which is part of the II Exhibition Program of the São Paulo Cultural Center CCSP 2018, opening on September 29, at 8:00 p.m.

Based on the historical figure of the King of Spain from 1621 to 1665, Philip IV, Monroy chose the controversial characteristics of the King's extreme sexuality in order to rescue an important character: his bastard son. Known as King Momo El Migrante V, spent his entire life in the American colonies, producing innumerable forms of himself, always appropriate and recontextualize by the societies of different geographic, economic, religious and political territories through which he passed.

From an anthropophagic perspective, Carlos Monroy produced the installation 'A Relíquia. Mantle Avesso of the migrant king. (we are the same and I will not move) ', which is made up by several square meters containing about 27 Latin American embroidered carnival characters, in which the public can' dress' and photograph .

One of this characters is the Marimonda, original from the renowned Colombian carnival de Barranquilla. this figure becomes the focus of a Monroy performance that spawns another installation. Movement Ca(r) nibalesco No. 1499. The curse of the Marimonda. is the action that is configured in the installation Maria-rola emvainaá. Marimonda coiled, in which one can find the complete dress of the personage totally surrounded by its own nose.

The performance that started at 6:00 pm will be a procession that departed from Metro Vergueiro and will cross the CCSP to the exhibition room, where Colombian percussion duo Orito cantora and Jenn do Tamboó will accompany Monroy and her maria-rolas with Carnival rhythms from Barranquilla and the colombian Caribbean cost 

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Corpus Leve Obis Novus.
Erários do Rei Momo El migrante V. 
(sobre Brasilombia, Colosil e outras Republiquetas Bananeiras)

Artista colombiano Carlos Monroy abre exposição “Corpus Leve Obis Novus. Erários do rey Momo El migrante V” dia 29 de setembro no Centro Cultural São Paulo

A mostra apresenta duas instalações acerca da relação do Rei Momo com figuras e personagens alegóricos de todo continente americano



“Corpus Leve Obis Novus. Erários do rey Momo El migrante V” é o nome da mais recente exposição individual do artista colombiano Carlos Monroy, que integra a II Mostra do Programa de Exposições 2018 do Centro Cultural São Paulo, e terá sua abertura no dia 29 de setembro, de 15h às 20h.

Partindo da histórica figura do Rei da Espanha de 1621 à 1665, Felipe IV, Monroy elegeu as características controversas da sexualidade extrema do Rei a fim de configurar um personagem: seu filho bastardo. O artista o nomeou Rei Momo El Migrante V, o qual tendo passado toda sua longa vida nas colônias americanas, produziu inúmeras formas de si, sempre apropriado e recontextualizado pelas sociedades de diferentes território geográficos, econômicos, religiosos e políticos pelo qual passou.
 
A partir de uma perspectiva antropofágica, Carlos Monroy produziu a instalação ‘A Relíquia. Manto Avesso do rei migrante. (somos o mesmo e de aqui no me muevo)’, que se configura por uma capa em desenvolvimento com dezenas de metros quadrados que contém cerca de 27 personagem de fertilidade carnavalescas latinoamericanas bordadas, em que o público pode “vestir-se” e fotografar-se.

Uma das personagens, é Marimonda, originária do reconhecido festival de carnaval colombiano de Barranquilla. Ela se torna foco de uma performance de Monroy que gera outra instalação. Movimento Ca(r)nibalesco No. 1499. A maldição de la Marimonda. La maldición da Maria-rola, é a ação que se configura na instalação Maria-rola emvainaá. Marimonda enrolada., em que pode-se encontrar a vestimenta completa da personagem totalmente envolvida pelo seu próprio nariz. 

A performance que começara as 18 horas será um cortejo que partira do Metro Vergueiro e atravessará o CCSP até a sala de exibições, local em que o duo colombiano de percussão Orito cantora y Jenn do Tambó acompanharam Monroy e suas maria-rolas com ritmos do Carnaval de Barranquilla ao vivo.

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Corpus Leve Obis Novus.
Erários del Rei Momo O migrante V. 
(sobre Brasilombia, Colosil e outras Republiquetas Bananeiras)

Artista colombiano Carlos Monroy abre exposición "Corpus Leve Obis Novus. Errores del rey Momo El migrante V "el 29 de septiembre en el Centro Cultural São Paulo.

La muestra presenta dos instalaciones que giran en torno a la relación del Rey Momo con figuras y personajes carnavalescos de todo continente americano
 

"Corpus Leve Obis Novus. "Errores del rey Momo El migrante V" es el nombre de la más reciente exposición individual del artista colombiano Carlos Monroy, que integra la II Muestra del Programa de Exposiciones 2018 del Centro Cultural São Paulo, y se inagurará el 29 de septiembre, de las 15h a las 20h.

A partir de la histórica figura del Rey de España de 1621 a 1665, Felipe IV, Monroy eligió las características controvertidas de la sexualidad extrema del Rey a fin de rescatar un personaje: su hijo bastardo. Conocido como Rey Momo El Migrante V, paso toda su vida en las colonias americanas, produciendo innumerables formas de sí, siempre apropiando y recontextualizado por las sociedades de diferentes territorios geográficos, económicos, religiosos y políticos por las que pasó.

A partir de una perspectiva antropofágica, Carlos Monroy produjo la instalación 'La Reliquia. Manto Avesso del rey migrante. (somos lo mismo y de aquí no me muevo) ', que se configura como una capa real que con decenas de metros cuadrados contiene cerca de 27 personajes de fertilidad carnavalescos americanos bordados en lentejuelas, que el público puede "vestirla" y fotografiarse.

Uno de los personajes en la capa es la Marimonda, originaria del reconocido carnaval de Barranquilla, foco del nuevo performance con el que Monroy genera otra instalación. Movimiento Ca(r)nibalesco No. 1499. La maldición de la Marimonda. La maldición de María-rola, es la acción que desenbocará en la instalación María-rolla emvainaá. Marimonda enrolada, en la que se encontrara la entidad imposibilitada por su propia nariz.

El performance comenzará a las 18 horas y será un cortejo que partirá del Metro Vergueiro atravesando todo el CCSP hasta la sala de exhibiciones, lugar en el que el dúo colombiano de percusión Orito cantora y Jenn del Tambó acompañaran a Monroy y sus maria-rolas con ritmos del Carnaval de Barranquilla en vivo.

Artista colombiano Carlos Monroy abre exposición "Corpus Leve Obis Novus. Errores del rey Momo El migrante V "el 29 de septiembre en el Centro Cultural São Paulo.

La muestra presenta dos instalaciones que giran en torno a la relación del Rey Momo con figuras y personajes carnavalescos de todo continente americano
 

"Corpus Leve Obis Novus. "Errores del rey Momo El migrante V" es el nombre de la más reciente exposición individual del artista colombiano Carlos Monroy, que integra la II Muestra del Programa de Exposiciones 2018 del Centro Cultural São Paulo, y se inagurará el 29 de septiembre, de las 15h a las 20h.

A partir de la histórica figura del Rey de España de 1621 a 1665, Felipe IV, Monroy eligió las características controvertidas de la sexualidad extrema del Rey a fin de rescatar un personaje: su hijo bastardo. Conocido como Rey Momo El Migrante V, paso toda su vida en las colonias americanas, produciendo innumerables formas de sí, siempre apropiando y recontextualizado por las sociedades de diferentes territorios geográficos, económicos, religiosos y políticos por las que pasó.

A partir de una perspectiva antropofágica, Carlos Monroy produjo la instalación 'La Reliquia. Manto Avesso del rey migrante. (somos lo mismo y de aquí no me muevo) ', que se configura como una capa real que con decenas de metros cuadrados contiene cerca de 27 personajes de fertilidad carnavalescos americanos bordados en lentejuelas, que el público puede "vestirla" y fotografiarse.

Uno de los personajes en la capa es la Marimonda, originaria del reconocido carnaval de Barranquilla, foco del nuevo performance con el que Monroy genera otra instalación. Movimiento Ca(r)nibalesco No. 1499. La maldición de la Marimonda. La maldición de María-rola, es la acción que desenbocará en la instalación María-rolla emvainaá. Marimonda enrolada, en la que se encontrara la entidad imposibilitada por su propia nariz.

El performance comenzará a las 18 horas y será un cortejo que partirá del Metro Vergueiro atravesando todo el CCSP hasta la sala de exhibiciones, lugar en el que el dúo colombiano de percusión Orito cantora y Jenn del Tambó acompañaran a Monroy y sus maria-rolas con ritmos del Carnaval de Barranquilla en vivo.

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BAPHOMET ONE SINGLE BIRTH MADE INCARNATE AT 32nd LJUBLJANA GRAPHIC ARTS BIENAL by Carlos Monroy

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Dear Friends and Family

I am happy to announce my participation at the 32 Biennal of Ljubljana with a new performance piece and installation entitled Baphomet. One single birth made incarnate that would be presented at the MGLC (Museum of Graphic Arts Ljubljana) from 16 June 2017 to 29 October 2017. On the openning and on the 17th June I will perform with the help of 7 dancers from the contemporary dance company Studio za Svobodni Ples Drusto the performance piece. 

If it happens for you to be around Ljubljana, beautiful city only 2 hours from Venice, come and see the video installation and the "sculpture" made out of the performance piece.  

Queridos amigos y familiares

Les comunico mi participación en la 32 Bienal de Ljubljana con un nuevo performance e instalación tituladosBaphomet. Un unico nacimiento hecho carne que se presentará en el MGLC Ljubljana de 16 de junio de 2017 a 29 de octubre de 2017. En la abertura y el dia 17 de junio, a las 7 pm, realizaré con la ayuda de 7 bailarines del Estudio Svobodni Ples Drusto el performance.

Si estan cerca a Ljubljana, capital de eslovenia y hermosa ciudad a solo dos horas de venecia, venga conoce y ve de cerca la instalación y la pieza escultorica que restara del performance.

Querida família e amigos

Estou feliz em informar a minha participação na 32 edição da Bienal de Ljubljana com uma nova performance e instalação intitulada Baphomet. Um único nascimento feito carne que será apresentado no MGLC Ljubljana do dia 16 junho de 2017 até o 29 de Outubro de 2017. Na abertura e no dia 17 de Junho, às 7 horas, irei realizar com a ajuda de 7 dançarinos do Studio Svobodny ples Drusto a performance.

Se você está perto de Ljubljana, capital da Eslovênia e bela cidade a apenas duas horas de Veneza, venha conheçe e ve de perto a instalação e os restos escultoricos da peça performática.

 

 

DIA DA LAMBADA NO #GALPÃO VB by Carlos Monroy

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DIA DA LAMBADA NO GALPÃO VB
das 10h30 às 19h

Galpão VB | Associação Cultural Videobrasil
Av. Imperatriz Leopoldina, 1150
São Paulo, SP
tel.: +55 11 3645 0516 | www.videobrasil.org.br

No último fim de semana do 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Panoramas do Sul, a programação do Galpão VB é especialmente voltada à lambada, ritmo que embalou os anos 1990. Explorando conceitos presentes na obra Llorando se foi. O Museu da Lambada. In memoriam de Francisco “Chico” Oliveira, Carlos Monroy, parte da exposição Panoramas do Sul | Projetos comissionados, a programação do dia conta com oficina ministrada pelo artista, menu especial da Lanchonete.org, sessão do filme The Best Of Lambada e discotecagem.

>> PARA ESQUENTAR

10h30 | Oficina | Lambada e o corpo social: o corpo da memória e vivência com dança, com Carlos Monroy

Reflexões sobre origem, mestiçagem cultural e construção folclórica e prática de dança. As inscrições são gratuitas e destinadas a participantes com idade a partir de 16 anos. Elas podem ser feitas na área de Convivência do Sesc Pompeia ou no Galpão VB, com os mediadores da exposição, ou ainda via e-mail (portfolio@zebra5.com.br).

>> PARA DEGUSTAR

13h30 | ?Mu’kunza? com a Lanchonete.org

O artista Thiago Correia Gonçalves, em parceria com Carlos Monroy, criou menu composto pelo mucunzá - prato típico brasileiro que nesta versão utiliza como base o milho da Bolívia - e pela “videosucoinstalação”, projeção sobre grandes jarras de suco. A partir das 16h são servidos drinques de frutas com vodca. Pagamentos em dinheiro, mas a preço de banana!

>> PSC (PARA SEU CONHECIMENTO)

15h | Sessão especial do filme The Best of Lambada de Yuri Amaral

Na obra, a lambada é desvendada em entrevistas com seus protagonistas e através da recriação do universo visual deste fenômeno midiático: foram seus videoclipes que propagaram o imaginário desenhado pelo francês Olivier Lorsac, criador do grupo Kaoma.


>> PARA REBOLAR

16h | La Lambateca

Discotecagem de Carlos Monroy com playlist concebida a partir da pesquisa do artista para a criação de La Lambateca, parte do processo de construção da obra comissionada pelo 19º Festival.

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Nos dias 5 e 6 de dezembro (sábado e domingo), no Galpão VB, a loja institucional do Videobrasil e o Comedoro Café estarão abertos. A loja dispõe da coleção completa de livros, revistas e documentários realizados pelo Videobrasil em parceria com as Edições Sesc São Paulo, além de publicações da Editora Cobogó e da Cosac Naify. O Comedoro Café, gerido pelo restaurante Comedoro, oferece lanches, sucos, sobremesas e café durante todo o dia.

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Galpão VB | Associação Cultural Videobrasil
Av. Imperatriz Leopoldina, 1150
São Paulo, SP
tel.: +55 11 3645 0516 | www.videobrasil.org.br

 

ÚLTIMOS DIAS: 19º FESTIVAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA SESC_VIDEOBRASIL | PANORAMAS DO SUL

ATÉ 6 DE DEZEMBRO (DOMINGO)

Sesc Pompeia | Galpão e Convivência
exposição Panoramas do Sul | Artistas Convidados
exposição Panoramas do Sul | Obras Selecionadas
Programas de Filmes | Obras Selecionadas e Gabriel Abrantes

Rua Clélia, 93
São Paulo, SP
tel.: +55 11 3871 7700 | 0800 11 8220
www.sescsp.org.br

visitação
terça a sábado das 10h às 21h
domingos e feriados das 10h às 19h

Galpão VB | Associação Cultural Videobrasil
exposição Panoramas do Sul | Projetos Comissionados

Av. Imperatriz Leopoldina, 1150
São Paulo, SP
tel.: +55 11 3645 0516 | www.videobrasil.org.br

visitação
segundas, quartas, quintas e sextas das 13h às 19h;
terças das 14h às 21h
sábado (5/12), das 10h30 às 19h
domingo (6/12), das 11h às 17h

 



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OPENING LAMBADA'S MUSEUM AT THE 19º FESTIVAL VIDEO BRASIL by Carlos Monroy


Dear Friends / Queridos Amigos

I'm really proud to invite you to my next exhibition part of the 19th Festival Video Brasil in São Paulo Brasil. The Lambada's Museum, researched and completed at La Lambateca, is one of the 4 selected projects commissioned by the Associação Cultural Videobrasil this year.

"The rise of lambada as a Brazilian cultural element and the exponential growth of labor immigration from Bolivia to São Paulo in the late 1980s provide the backdrop to this piece, which explores the plagiarizing of the song Llorando se fue [Chorando se foi], written by the Bolivian group Los Kjarkas, remixed in Europe by one Chico de Oliveira, and released in Brazil by the band Kaoma."

The exhibit is maybe the biggest and most complex (in a good way) project I ever made and I will be grateful if you come around to see, enjoy, critic and dance it!

The event is open to public and me with a company of dancer conformed by the Grupo Folklorico Kantuta Bolivia, the Sayaafro Boliviano Residentes En Brasil and a selected group of lambateiros form La Lambateca will perform at 7 o clock.

See ya all there. For the ones who can't make it to SP I will send my regular video tour... if you want it just scream.

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Queridos Amigos.

Estou muito orgulhoso de convidá-lo a minha próxima exposição parte do 19o Festival Vídeo Brasil em São Paulo. O Museu da Lambada, pesquisado e concluído em La Lambateca durante os ultimos 5 meses, é um dos 4 projetos comissionado pela Associação Cultural Videobrasil neste ano.

"A consagração da lambada como elemento da cultura brasileira e o crescimento exponencial da imigração laboral de bolivianos para São Paulo, no fim dos anos 1980, são o pano de fundo da obra, que explora o caso de plágio da canção Llorando se fue [Chorando se foi], criada pelo grupo boliviano Los Kjarkas, remixada na Europa por um certo Chico de Oliveira e lançada pela banda Kaoma no Brasil."

A exposição é talvez o maior e mais complexo (no bom sentido) projeto que já fiz e eu estarei muito grato se você vem me acompanhar para ver, apreciar, críticar e dançar!

O evento é aberto ao público. Na abertura estarei na performance com os grupos de dança Grupo Folklorico Kantuta Bolivia e Sayaafro Boliviano Residentes En Brasil assim como com um tam da lambateca irado. Tal apresentação ira ser as 7:00 (nao percam).

Espero vocês lá. Para aqueles que não esta em Brasil enviarei a minha já classica turnê em vídeo ... se você a quer tem apenas que gritar.

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Queridos amigos.

Estoy muy orgulloso de invitarte a mi próxima exposición parte del 19º Festival de Vídeo de Brasil en Sao Paulo. El Museo de la Lambada, investigado y concluido en La Lambateca durante los últimos cinco meses, es uno de los cuatro proyectos comisionado por la Associação Cultural Videobrasil este año.

"La consagración de lambada como elemento de la cultura brasileña y el crecimiento exponencial de la migración laboral de Bolivia en Sao Paulo a finales de 1980, es el transfondo de trabajo, que explora el caso de plagio de la canción Llorando se fue [Chorando se foi], de la autoría del grupo boliviano Los Kjarkas, remezclado en Europa por un cierto Chico de Oliveira y lanzado por la banda Kaoma en Brasil ".

La exposición es quizás el proyecto más grande y más complejo (en el buen sentido) que he hecho y voy a estar agradecido si vienen conmigo a ver, disfrutar, criticar y bailar!

El evento es abierto al público. En la inauguraciónestaremos performance con los grupos de danza Grupo Folklorico Kantuta BoliviaSayaafro Boliviano Residentes En Brasil, así como con un selecto grupo de lambateiros . Dicha presentación será a las 7:00 (no se la pierda).

Espero verlos. Para los que no se encuentra en Brasil enviaré mi ya clásico vídeotour ... si lo quieres solo tienes que gritar.

https://www.facebook.com/events/824805840974091/

Documentary: Llorando se fue. Vida y obra de Chico de Oliveira by Carlos Monroy

Dear Friends.
Don't miss it! Lllorando se Foi. The Lambada's Museum. In memoriam of Francisco "Chico" de Oliviera.
São Paulo. October 8th 2015 at 19º Video Brasil Contemporary Art Festival.
A Monroy's Performance Services production featuring
@figueroaslambadaquente
Follow us at @la lambateca
Images: Teaser Llorando se fue a documentary done for the occasion.
Staff: Marilyn Monroy, Boris Restrepo & Sol A. Calle
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Amigos
Nao se lo pierdan! Llorando se foi. El museu de la Lambada. In memoriam de Francisco "Chico" Oliveira.
VideoBrasil Octubre 8 de 2015 7 PM.
Una producción Monroy's Performance Services feat
@figueroaslambadaquente
Curta em @la lambateca
Imágenes: Teaser Llorando se fue documental hecho para la ocasión.
Equipe: @marilyn monroy @boris restrepo y Sol A. Calle
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Amigos
Não percam! Llorando se foi. El museu da Lambada. In memoriam de Francisco "Chico" Oliveira.
VideoBrasil Octubre 8 de 2015 7 PM.
Una producción Monroy's Performance Services feat
@figueroaslambadaquente
Siganos en La Lambateca
Imagens: Teaser Llorando se fue documentario feito para a exposição.
Equipo: @marilyn monroy @boris restrepo y Sol A. Calle